Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Oi, tem 4 meses que perdi meu pai e, desde quando perdi meu pai, está me dando muita falta de ar. Fui ao médico e disseram que é emocional.
  • Falta de ar pode ter muitas causas e, frequentemente, ela tem causas físicas. Entre as causas emocionais, ansiedade e crises de pânico são as mais frequentes. Assim, deve-se ter uma boa avaliação clínica para excluir causas físicas e, se não se tratar disto, numa avaliação psiquiátrica será possível constatar se é o caso de problemas emocionais passageiros ou de sintomas que requeiram tratamento por psicoterapia ou medicações.

    4
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Bom dia, desde que me entendo por gente sinto de vez em quando uma angústia, aperto no peito e vontade de chorar. Esses sintomas aumentaram depois que minha mãe faleceu, isso já faz 11 anos. Nunca fiz tratamento.
  • Você deve procurar uma avaliação psiquiátrica. Há pessoas que, como você, nunca estiveram totalmente bem, pela presença de sintomas ansiosos e/ou depressivos. Quando diagnosticadas e tratadas corretamente, melhoram muito e passam a se sentir mais fortes e a ver a vida com outras cores. O fato de ter piorado com a morte de sua mãe também é esperado, neste tipo de quadro. Mas, o bom é que existe tratamento.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Há alguns meses, notei meu comportamento diferente, muito irritada, esquecendo as coisas, mãos trêmulas, aperto no peito, insônia, medo de morrer e chorando muito; isso começou depois que eu mudei de cidade. Devo procurar um psiquiatra?
  • Sem dúvidas, deve procurar um psiquiatra. Não é possível orientar você aqui, pelo site. O que você sente pode ter muitas causas. Em algumas situações, as pessoas estão enfrentando grandes problemas e tendo muito estresse e podem ter reações como as que você descreve. Mas, outras vezes, podem ser sintomas de transtornos psiquiátricos como depressão ou ansiedade, que necessitam de tratamento, com remédios, psicoterapia ou ambos.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tive bebê há 11 meses e, desde que ele nasceu, não tenho paciência com ele. Vivo chorando. Minha vida perdeu o sentido pra mim, tem vezes que sinto raiva dele e me culpo por me estressar com ele. Tenho pensamentos suicidas e peço a Deus pra morrer.
  • Não é possível fazer um diagnóstico online, mas os sintomas que você refere são muito sugestivos de depressão. Procure o quanto antes um psiquiatra, porque permanecer assim é muito perigoso. Se for depressão, há bons tratamentos. A psicoterapia, por outro lado, pode ajudar você a lidar melhor com o estresse da situação de mãe. Um psiquiatra saberá indicar se você deve tomar remédios, fazer psicoterapia ou ambos.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa noite! Meu filho tem 26 anos, há mais ou menos um ano e meio está reclamando de cabeça pesada, sempre com tonturas falta de concentração... passou por uma Cardio e está tudo normal... será que é sintoma de depressão???
  • Deve-se estar atento, também, para a possibilidade de não se tratar de problema psiquiátrico. Os sintomas que você cita são muito poucos para se pensar num diagnóstico preciso. De qualquer forma, não se consegue nunca ter certeza, por internet, de um diagnóstico. Mas, geralmente, hoje em dia, os psiquiatras levam em conta as possibilidades de quadros de origem neurológica ou clínica, quando julgam necessário.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.