Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Boa tarde, estou com minha mãe doente e gostaria de saber se a depressão faz com que a pessoa crie situações que não existiram, se há esquecimento, falta de apetite, desânimo e atitude pessimista. Atenciosamente.
  • Certamente, esquecimento (por dificuldades de concentração), falta de apetite, desânimo e pessimismo são bastante característicos de depressão. Quanto a criar situações que não existiram, não fica totalmente claro o que você quer dizer com isto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde, sou mãe de uma menina de 11 anos que está cursando a 4ª série, mas a professora dela é psicopedagoga e está suspeitando que ela seja disléxica. Pediu pra eu procurar psiquiatra porque ela está esquecendo de umas coisas, já fiz tomografia.
  • Esquecer coisas não está relacionado com dislexia. O esquecimento pode estar relacionado a dificuldades de atenção ou, dependendo do caso, a algum transtorno psiquiátrico. Problemas de memória são muito raros, em crianças. Em relação à tomografia, teria de perguntar ao médico porque a pediu, para você entender melhor o caso. A dislexia pode ser diagnosticada por qualquer profissional que conheça bem seus sinais, mas geralmente são psicólogos que fazem este tipo de diagnóstico. São psicólogos, também, que costumam ajudar crianças disléxicas a melhorarem seu rendimento. Apesar de a dislexia poder aparecer sozinha, com alguma frequência se associa a problemas de aprendizado como, por exemplo, dificuldades de compreensão de textos. O melhor é você pedir esclarecimentos detalhados aos profissionais que já viram sua filha e verificar se serão eles mesmos que a ajudarão a minorar suas limitações.

    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tenho depressão desde 2002, tomo medicamentos, mas eu perdi a vontade de fazer muitas coisas e perdi a vontade de comer coisas que eu gostava de comer. Hoje tenho um semblante triste não saio de casa e não gosto de ter amizades fico só dentro de casa
  • Sem conhecer você pessoalmente, não é possível dar uma orientação precisa. Mas, é possível que sua depressão não esteja totalmente tratada, necessitando de aumento ou troca de medicações. Fale com seu psiquiatra e exponha sua situação. Conhecendo você, é a melhor pessoa para orientar.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde. Passei por uma cirurgia cardíaca e hoje, nesse momento, estou com muito medo. Medo dessa situação de impotência, medo de morrer.
  • Uma cirurgia cardíaca é um evento sério na vida de uma pessoa. Certas reações de ansiedade, medo e angústia são compreensíveis, neste contexto. Por outro lado, sabe-se que grandes cirurgias, incluído cirurgias cardíacas, podem desencadear episódios depressivos maiores. Peça uma avaliação psiquiátrica, no hospital, se ainda estiver internado ou marque consulta com um psiquiatra, se já estiver de alta. Um especialista saberá distinguir entre uma reação normal, um quadro de ansiedade ou uma depressão e, com base nisto, aconselhar, indicar psicoterapia ou tratamento medicamentoso, de acordo com o diagnóstico.

    3
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Fico bom um tempo mas as coisas nunca estão boas pra mim. Tem vezes que sinto um vazio, às vezes me sinto um nada. Tem outra vezes que me sinto como se eu fizesse de tudo, aí entro nas drogas de uma vez. Mas, sempre consigo sair. Não aguento mais.
  • Pela sua descrição não seria possível diagnosticar: pessoas com depressão, transtorno de personalidade borderline, bipolares, com transtorno de uso de drogas e vários outros transtornos podem ter estes sintomas que você relata. Precisa consultar pessoalmente um psiquiatra para que seja feito o diagnóstico correto e indicada a abordagem adequada: tratamento medicamentoso, psicoterapia ou ambos.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.