Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
Não é possível ter certeza sem conhecê-la pessoalmente, mas seus sintomas são sugestivos do "transtorno de estresse pós-traumático" (TEPT). Existe tratamento eficaz para o problema, com medicações acrescidas de terapia. Várias formas de psicoterapia podem ser úteis, mas a psicoterapia cognitivo-comportamental e a ACT (terapia de aceitação e compromisso) são as mais comprovadas. Terapeutas cognitivo-comportamentais são bastante fáceis de encontrar, hoje em dia. Terapeutas que trabalham com ACT ainda são mais raros. Mas, procure tratamento porque, como escrevi, ele existe e pode diminuir seu sofrimento e, geralmente, fazê-lo desaparecer.
-
A esquizofrenia é um transtorno que todo psiquiatra deve saber tratar, apesar de alguns, realmente, terem mais experiência. Em alguns hospitais-escola ligados a faculdades de medicina, há serviços sub-especializados no tratamento de pessoas com esquizofrenia. Entretanto, a evolução das pessoas com esquizofrenia é variável. Há casos em que pessoas, com o tratamento adequado e instituído logo no início do quadro, tem uma evolução excelente e, tratadas, não aparentam ter tido surto psicótico. Mas, isto nem sempre ocorre e, em outros casos, mesmo com tratamento correto, a melhora não é tão grande. Assim, seria necessário você conversar com o psiquiatra e tirar todas as suas dúvidas, inclusive sobre o que é possível esperar, de positivo e negativo, no caso de seu filho.
-
Você deve levá-la a um clínico geral. Se ele não souber tratá-la, certamente vai encaminhar vocês para um especialista. Mas, primeiramente, vocês devem procurar um clínico.
-
Não é normal a pessoa sentir vontade de chorar e se matar. Pode estar, simplesmente, passando por uma situação muito estressante ou estar apresentando um episódio depressivo. Deve, o mais rápido possível, procurar um psiquiatra para esclarecer a origem destes sintomas e orientar o tratamento adequado.
-
Por favor, repita sua pergunta com mais detalhes, porque não foi possível entender. Se está querendo dizer que, para ela, o mundo perdeu o sentido, pode estar tendo um episódio depressivo. De qualquer forma, o ideal é você consultar um psiquiatra e levá-la.