Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Sinto muito peso sobre os olhos, muito sono e fraqueza. Tento dormir, mas o cérebro não para de funcionar. Acordo várias vezes à noite. Ao acordar, estou cansada, sentindo os olhos pesados, sono e tristeza.
  • Problemas de sono envolvendo insônia, múltiplos despertares, tristeza e sonolência durante o dia podem ter várias origens, desde doenças clínicas a alterações psiquiátricas, como depressão e ansiedade.
    Todas as possíveis causas requerem uma avaliação médica, para que possa ser feito um diagnóstico e um tratamento adequados. Assim, é imprescindível que procure um(a) psiquiatra e se consulte.

    3
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Bom dia. Gostaria de saber se existe algum psiquiatra especialista em TAG?
  • O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) caracteriza-se por um período de vários meses (em geral, por volta de 6 meses são necessários para se ter certeza do diagnóstico) em que a pessoa passa exageradamente preocupada, com sensação subjetiva de ansiedade ou angústia, associado a sintomas como insônia, tremores, palpitações, tensão muscular, tonturas, vista turva, eventuais episódios de distúrbio gastrintestinal como diarreia, sudorese excessiva, sensação de falta de ar. Estes distúrbios não precisam aparecer todos ao mesmo tempo, porém se requer que pelo menos vários deles estejam presentes a maior parte do tempo e interfiram nas atividades ou na qualidade de vida da pessoa.

     

    O TAG pode ser tratado com medicações (em primeiro plano, os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, mas também outros antidepressivos, a buspirona e drogas alternativas como a gabapentina - um antiepilético - e a hidroxizina - um antialérgico).

     

    Além disto, frequentemente convém associar uma psicoterapia.

     

    Em princípio, todo psiquiatra competente deve saber tratar o TAG, que é um transtorno bastante frequente.

     

    Por vezes, o TAG se associa a outros transtornos de ansiedade, como pânico e fobias. Às vezes, sintomas de TAG podem preceder um quadro de depressão.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu irmão de 14 anos, quase não dorme à noite. Durante o dia, fica o tempo todo acordado e conversando sem parar, por mais que ele tente permanecer alguns minutos em silêncio o mesmo não consegue. Minha mãe e eu estamos muito preocupadas.
  • Pessoas muito aceleradas podem estar ou ser assim devido a vários tipos de problemas diferentes e qualquer diagnóstico SOMENTE pode ser feito avaliando a pessoa numa ou mais consultas. Por vezes, inclusive, é necessário entrevistar a família.
    Entre algumas possíveis causas estão:

    a) ansiedade - pessoas ansiosas frequentemente se atropelam ao falar e sentem necessidade de expor suas ideias e desejos de modo rápido, assim como são impacientes em obter resultados;

    b) transtorno de hiperatividade/déficit de atenção - um problema que ocorre numa frequência de cerca de 5 a 10% das crianças e envolve dificuldades de prestar atenção em atividades que não sejam especialmente estimulantes, inquietação, modo de se expressar superficial e sem detalhes (muitas vezes, a pessoa inicia uma fala e "pula" para o final do raciocínio, como se esperasse que o outro vai adivinhar o que vem no meio), hábito de interromper os outros, excesso de fala; além disto, a criança tende a iniciar uma atividade e passar para outra, antes de terminá-la e a ser distraída, frequentemente perdendo objetos ou se esquecendo de realizar tarefas;

    c) fase maníaca do transtorno bipolar - apesar de mais rara, em crianças, caracteriza-se por euforia e/ou aceleração, eventualmente irritabilidade; tendência a falar demais; diminuição da necessidade de sono; dificuldades de manter a atenção; tendência a interromper atividades e a passar rapidamente de uma atividade para a outra.

    É absolutamente necessário consultar um psiquiatra para estabelecer o diagnóstico.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Toda vez que minha filha fica doente fico desesperada, não durmo direito, não sinto fome, vou trabalhar pensando nela. Já pensei em sair do trabalho e da faculdade pois me sinto culpada por não estar o tempo todo com ela. O que devo fazer?
  • Estar com a filha doente é, realmente, uma situação preocupante, principalmente se for um problema de alguma gravidade.

     

    Numa sociedade diferente da nossa, talvez você tivesse disponibilidade para ficar com ela o tempo inteiro e isto a deixasse mais relaxada. Da forma como funciona nossa sociedade, atualmente, você não consegue estar ao lado de seus filhos o tempo inteiro e, pelo visto, além de seu trabalho, você ainda vai à faculdade.

     

    Você tem perante si algumas opções: manter suas atividades e aprender a enfrentar sua ansiedade; manter uma das atividades; ou, como você mesma disse, sair de todas as atividades que não sejam a de cuidar de sua filha.

     

    O fato de você perder o apetite e não conseguir dormir, também, sugere que seja uma pessoa especialmente ansiosa. Esta ansiedade pode estar na faixa normal ou ser parte de um transtorno mais grave ou mesmo de uma depressão.

     

    Sugiro que procure um(a) psiquiatra para diagnosticar se você tem algum problema mais grave, que necessite, eventualmente, de medicações. Se ele(a) constatar que não há, você pode fazer uma psicoterapia, com psiquiatra experiente nesta área ou psicólogo clínico, de modo que a ajude a resolver seus conflitos (entre as diversas opções) e possa diminuir sua ansiedade e os problemas que ela causa.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa noite, minha filha tem medo do andador, pânico e TAG. Ela perdeu toda qualidade de vida, uma menina linda com 14 anos e nove meses. Será que pode me ajudar?
  • Crises de pânico e o transtorno ansioso generalizado (TAG) fazem ambos parte do grupo dos transtornos ansiosos. Seu tratamento de primeira escolha, a não ser que haja contraindicação, são os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). Esta indicação só pode ser feita, presencialmente, numa consulta com o psiquiatra.

    Quanto ao medo do andador, não ficou claro do que se trata. Se pudesse esclarecer e encaminhar a pergunta, novamente, seria interessante.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.