Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
O que você conta parece sintomas de ansiedade. Este tipo de sintomas pode aparecer em vários transtornos ansiosos:
 
- transtorno de ansiedade generalizada - preocupações excessivas e desproporcionais em relação a vários aspectos de sua vida, com vários meses de duração e que prejudiquem seu bem-estar e seu dia-a-dia;
 
- fobias - medos exagerados de determinadas situações; quando a pessoa é exposta a uma dessas situações pode ter os sintomas que você cita;
 
- crises de pânico - crises súbitas, como que vindos do "nada", com angústia ou medo intensos, associado a sintomas físicos como os que você citou.
 
Além destes quadros, por vezes estes sintomas podem ser causados por alterações clínicas como, por exemplo, o feocromocitoma.
 
Vá a um psiquiatra.
-
Insônia e pensamentos ruins podem ter várias causas, desde problemas pelas quais as pessoas podem passar na vida, até quadros graves de ansiedade e depressão.
 
Se seu psiquiatra lhe passou medicações e você ainda não está bem, converse com ele.
-
O consumo de álcool pode levar ao alívio momentâneo dos sintomas de depressão ou ansiedade e este é um dos possíveis motivos pelos quais pessoas com depressão têm uma maior tendência a abusar de álcool.
 
Se você já teve depressão, é importante que procure um psiquiatra para uma avaliação, para verificar se não teve uma recidiva. Deve tomar cuidado pois, apesar de a bebida proporcionar um alívio momentâneo, a médio prazo ela pode piorar a depressão.
 
Quanto às dificuldades de relacionamento com marido e filhos podem ter várias origens, desde restos de depressão até desentendimentos que se tenham acumulado ao longo de anos e não se tenham resolvido. Um psiquiatra saberá avaliar a situação e, se for o caso, indicar uma psicoterapia, de modo que você possa melhorar também seus relacionamentos.
-
Insônia e tristeza podem ocorrer numa série de contextos, desde situações normais, em que a pessoa está enfrentando problemas em sua vida, até quadros de depressão.
Frequentemente (mas nem sempre), na depressão a pessoa não identifica motivos para se sentir triste e, apesar disto, sente uma tristeza ou um desânimo prolongados, profundos, a maior parte do tempo. Associado a este humor, costuma apresentar insônia ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, diminuição do desejo sexual, dificuldades de concentração, predominância de ideias tristes (pessimismo excessivo, ideias de culpa ou fracasso ou, simplesmente, uma grande quantidade de lembranças tristes de sua vida); pode ocorrer lentidão dos pensamentos e mesmo dos movimentos; frequentemente, a pessoa perde o prazer em fazer atividades de que antes gostava. Em casos mais graves, chega a pensar que seria melhor morrer ou mesmo matar-se.
É importante que procure um(a) psiquiatra para poder avaliar se seu caso é de uma simples tristeza ou de uma depressão, que requer tratamento.
-
Possivelmente, você está com depressão.
A depressão é um transtorno psiquiátrico que, em grau maior ou menor, cursa com tristeza ou desânimo profundos a maior parte do tempo, pessimismo excessivo, frequentes ideias tristes (ideias de culpa ou fracasso ou, simplesmente, muitas lembranças tristes); perda da alegria de viver e do prazer nas atividades de que a pessoa costumava gostar; pode ocorrer choro frequente. Insônia ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, diminuição do desejo sexual podem ocorrer.
A irritabilidade excessiva também é um sintoma frequentemente relatado.
A depressão requer que seja feito um tratamento com antidepressivos, na maioria dos casos, e você deve procurar um psiquiatra para fazer uma avaliação. A demora em iniciar um tratamento pode levar à piora do quadro e a riscos de saúde.