Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
Procure um(a) psiquiatra e faça uma consulta. Somente assim é possível fazer um diagnóstico e indicar um tratamento.
-
Consulte um(a) psiquiatra com experiência em adolescentes. Após uma avaliação, certamente apontará saídas para as dificuldades que seu filho enfrenta.
-
Não há porque medir serotonina no sangue, porque não existe nenhuma correlação direta entre níveis de serotonina no sangue e bem-estar psíquico ou transtornos psiquiátricos. O funcionamento cerebral, mesmo no que envolve a serotonina, é resultante de múltiplas interações entre células nervosas, em vários níveis, afetando muitos diferentes neurotransmissores. Níveis de serotonina podem ser iguais em pessoas com transtornos psiquiátrico e pessoas saudáveis. Se não se sente bem, psicologicamente, pode procurar uma avaliação psiquiátrica. Se se sente bem, não precisa procurar nenhum especialista. É disto que depende esta decisão - não dos níveis de serotonina. E esqueça o Dr. Google.
-
Depressão ansiosa significa, apenas, que a pessoa tem depressão e também ansiedade. Ansiedade está presente em grande parte das pessoas com depressão. Com base neste diagnóstico, é impossível saber a gravidade do quadro, pois não é como a Psiquiatria os denomina. Apesar de que alguns médicos não psiquiatras sabem tratar depressão e ansiedade, pedir uma avaliação pro especialista (psiquiatra) costuma ser mais seguro. Com base nessa avaliação, será possível definir a gravidade do quadro (alguns casos são realmente graves). Felizmente, para a maioria há bons tratamentos.
-
Não há como saber, só com base nestas informações, qual tipo de profissional será necessário. Possivelmente, psiquiatra e/ou psicólogo serão necessários, pelo menos. Mas, pode haver necessidade de outros, como fonoaudiólogos, neurologistas ou mesmo otorrinolaringologistas, dependendo da CAUSA dos problemas dele. Mas, pode levá-lo a um(a) psiquiatra, que o avalia e, em caso de necessidade, encaminha a outros profissionais.