Doutor Responde
Login

Psicoterapia - Perguntas respondidas

O que é psicoterapia?
  • Psicoterapias são métodos de tratamentos para problemas emocionais, visando remover ou modificar sintomas existentes e corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais. Na maioria das vezes o terapeuta vale-se da palavra e estabelece um diálogo com a finalidade de corrigir comportamentos e/ou sentimentos anômalos, mas pode se valer também de expressão corporal, representações teatrais, etc. Contudo, o verdadeiro diálogo terapêutico não deve ser um simples bate-papo, ainda que reconfortante, mas obedecer a princípios técnicos que envolvem uma técnica rigorosa.

    23
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
  • Psicoterapia é uma forma de tratamento baseada na fala entre um orientador do tratamento (o psicoterapeuta) e o paciente. Este é o motivo porque o nome originalmente dado era "talking cure"(cura pela fala). Existem vários tipos de psicoterapia quanto ao número de pacientes tratados de cada vez (em grupo, individual) e também quanto à abordagem utilizada (as comportamentais e as baseadas na Psicanálise ou psicodinâmicas). Cada paciente tem uma indicação diferente.

    1
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Psicoterapias são conjuntos de técnicas que envolvem uma modificação dos comportamentos dos clientes através da comunicação com o terapeuta.

    Assim, a psicoterapia não envolve o uso de medicações ou outras intervenções químicas ou físicas que ajam diretamente sobre o organismo.

    De certa forma, pode-se dizer que, enquanto as medicações atuam diretamente no "hardware", as psicoterapias modificam o "software". Para quem não entende um pouco de computação, isto equivale a dizer que, enquanto as medicações agem de dentro para fora, as psicoterapias agem de fora para dentro, através do(a) terapeuta.

    A utilidade das psicoterapias (e da terapia comportamental) é grande em situações como resolver problemas interpessoais e de atitudes perante a vida, assim como no tratamento de fobias, alguns quadros de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), e tiques. Ela pode ser útil no tratamento de quadros de depressão, principalmente como coadjuvante do tratamento com remédios e para controlar problemas de uso de drogas, incluindo álcool e cigarro. Sua utilidade é, entretanto, pequena no tratamento de quadros como esquizofrenias ou o transtorno bipolar.

    Existem centenas de tipos de psicoterapias. No caso de problemas interpessoais e de posturas perante a vida, a utilidade das psicoterapias é equivalente e depende muito da habilidade e da experiência do(a) terapeuta. Entretanto, para alguns problemas como fobias, pânico e TOC, apenas alguns tipos de terapia têm utilidade cientificamente comprovada (por exemplo, a terapia comportamental, a terapia comportamental-cognitiva e a "acceptance and commitment therapy" ou ACT).

    Procedimentos como "terapia de vidas passadas", florais de Bach, cromoterapia e terapia com cristais NÃO são psicoterapias e NÃO têm nenhuma comprovação científica.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
O que é psicoterapia e qual profissional está apto a fazer?
  • Psicoterapia é um conjunto de técnicas que, através da comunicação com um cliente, procuram fazê-lo entender melhor seu próprio funcionamento e, assim, melhorar sua qualidade de vida.

    Existem várias linhas de psicoterapia, baseados em diferentes modelos e teorias.

    Os principais profissionais que costumam ser habilitados para fazer psicoterapia são os psicólogos, que fazem Faculdade de Psicologia e geralmente têm formação para exercer atividades de psicoterapia e os psiquiatras, que são formados em Medicina, especializam-se em doenças mentais e, muitas vezes (porém nem sempre) tem uma formação adicional em técnicas de psicoterapia.

    16
    •  Alex Fabrício de Oliveira
    •  Mariene L. Ferreira Naegeli
    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Por favor gostaria muito de saber se tem alguma diferença entre psicoterapia e terapia, ou é a mesma coisa, o mesmo tratamento?
  • Não há diferença entre psicoterapia e terapia. Porém, algumas vezes o termo terapia é utilizado para designar demais terapias não psicoterápicas como massoterapia (massagem terapêutica), musicoterapia, terapia de florais, dentre outras. A psicoterapia só deve ser exercida por psicólogo ou psiquiatra habilitado. Existem diversas abordagens psicoterápicas como Gestalt Terapia, Psicoterapia Psicodinâmica, Breve Focal, Cognitivo-comportamental, Psicanalítica.

    11
    •  Arthur Melo e Kummer
    1
    Solicitar agenda
  • De modo geral, usa-se o termo "psicoterapia" de modo intercambiável com "terapia", ou seja, denominando o mesmo tipo de tratamento.

    Entretanto, existe uma instância onde isto não ocorre:

    O termo "psicoterapia" envolve uma raiz, "psique", que significa"alma" e, por extensão, "mente". A maioria das terapias tem como pressuposto que o funcionamento mental faz parte das causas dos comportamentos humanos e que a pessoa entender como funciona sua mente a ajudaria a lidar melhor com seus problemas.

    Entretanto, existe uma linha de terapia que não leva em consideração fenômenos mentais: a terapia comportamental. Ela se propõe a analisar a relação que as pessoas têm com o mundo e considera que, se a pessoa entender melhor esta relação, conseguirá rersolver melhor seus problemas. Para a terapia comportamental, os fenômenos mentais são apenas consequência desta relação da pessoa com o mundo e não uma causa de seus problemas. Se a relação da pessoa com o mundo for corrigida, sua mente mudará, como consequência. Para a terapia comportamental, assim, não se usa o termo "psicoterapia".

    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A Psicoterapia é um tratamento que busca curar as doenças da mente, os transtornos psicológicos e reestabelecer a saúde mental das pessoas. Terapia é a parte da medicina que se dedica aos cuidados oferecidos aos doentes e à escolha do tratamento necessário.

    0
     Jorge Luis Pereira
    Jorge Luis Pereira
    Psicoterapia
Quero marcar uma consulta com psicólogo infantil, que atenda criança com seis anos. É para meu neto de seis anos que já está com encaminhamento médico. Não consigo psicoterapeuta ou psicólogo infantil pela guia da Unimed.
  • Bom dia, caso na sua cidade não tenha o psicólogo infantil que atenda pelo plano de saúde, você pode ser atendida por consulta particular, solicitar a nota fiscal e solicitar reembolso do plano. Isso é LEI.

    3
  • Quais são os sintomas do garoto?

    2
    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Dr. Eduardo Navarro de Albuquerque Mello
    Psicoterapia
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
  • Tente ligar na ouvidoria do convênio e faça esta reclamação pelo convênio.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Meu filho de 6 anos está chorando muito para ficar na escola nova (1ºano), já começa a ficar nervoso antes de sair de casa, com a respiração curta e sinais de ansiedade. Todos os dias sofre para se despedir de mim. Depois fica bem na aula...
  • Olá. Essa situação é comum ocorrer em crianças nessa idade pois ela passará a ficar mais tempo longe dos pais e isso acaba gerando o que chamamos de ansiedade de separação, onde a criança teme muito ficar longe dos pais, gerando insegurança, incerteza, temor e bastante sofrimento. Nessa situação o ideal a fazer é o pai ou mãe ficar em sala de aula com o filho por 1 ou dois meses até a adaptação da criança ao ambiente. Caso isso não resolva, é importante levar ao psiquiatra para iniciar o tratamento para evitar que a situação piore.

    1
  • É sempre importante conversar com seu filho e também com os professores da escola, para descobrir se algo ocorre na escola que possa estar causando este comportamento. Porém, nem todos as crianças conseguem relatar o que ocorre, por vários motivos (medo, por exemplo) e, infelizmente, já vi casos em que ocorriam problemas, na escola e os professores e orientadores negaram. Assim, seria bom levá-lo a um psicólogo ou psiquiatra com experiência em crianças e parentagem (estratégias de educação para os pais) para orientar você.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pode ser um caso de ansiedade de separação ou ansiedade social. Procure um(a) psiquiatra da Infância e da Adolescência. Abraço!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.