Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
A única diferença é que álcool é uma droga legal e quando a pessoa diz que é "dependente química", refere-se em geral a drogas ilícitas. O mecanismo da dependência é em grande parte igual, assim como o tratamento é em boa parte semelhante. Para o álcool, heroína e cigarro há algumas medicações que podem ajudar, enquanto para as outras drogas não há, por enquanto, nada comprovado. Mas, todas as drogas (incluindo o álcool) se beneficiam de psicoterapias específicas para problemas de dependência.
-
Você pode procurar o psiquiatra e discutir com ele estratégias para motivar a pessoa ou também é possível solicitar uma avaliação psiquiátrica domiciliar.
-
Você deve procurar um psiquiatra para fazer uma avaliação. Provavelmente, ele precisará fazer uma psicoterapia. Por vezes, é interessante que a psicoterapia envolva também a família, para que sejam planejadas estratégias para lidar com o problema.
-
Você deve consultar um psiquiatra e pedir para que ele avalie seu parente. Somente pessoalmente é possível fazer um diagnóstico e indicar o tratamento correto.
-
Mentir é um comportamento e, portanto, pode ter muitas causas diferentes. Alguns transtornos psiquiátricos, como o de personalidade "borderline", personalidade antissocial e dependências (de substâncias, jogo, internet, compras compulsivas) envolvem este comportamento com mais frequência. Mas, mentir pode ter determinantes, também, como as relações interpessoais - mentir para esquivar-se de coisas desagradáveis ou para obter algo. De qualquer forma, mentir muito, em algum momento, sempre acaba prejudicando a pessoa que mente, principalmente por prejudicar seus relacionamentos. A pessoa deve passar por uma avaliação psiquiátrica e, provavelmente, fazer uma psicoterapia.