Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
Sim, quando a pessoa não tem concomitantemente traços de personalidade antissocial (fria de emoções), frequentemente o sentimento de culpa é intenso. Há casos até de auto-mutilação em função destes sentimentos de culpa.
 
É interessante, também, que a questão da condenação à pedofilia é em parte cultural, dado que há culturas em que não é/era proibida a relação sexual com crianças.
-
Acumuladores possuem comportamentos que são considerados transtornos relacionados com o transtorno obsessivo-compulsivo e caracterizado pelo acúmulo excessivo de coisas, ao ponto de obstruir o uso das áreas onde estão. O comportamento leva a sofrimento para o indivíduo que o apresenta ou comprometimento de suas funções e relações sociais.
Deve procurar orientação pessoal com psiquiatra que tenha experiência com transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de impulso para orientá-la sobre como proceder.
É possível ajudar através de você, ensinando a lidar com o comportamento dele; é possível ajudá-la mostrando como tentar motivá-lo para um tratamento.
Uma vez aceitando o tratamento, se não houver outro transtorno associado, geralmente o indicado é a terapia cognitivo-comportamental.
-
Em princípio, pode ser um comportamento normal. Mas, o fato de você perguntar faz supor que você acha que pode ser anormal.
 
Apenas consultando um psiquiatra infantil você pode saber do que se trata. Impossível orientar você por escrito.
-
O citalopram é uma excelente medicação para transtornos de ansiedade e depressão.
 
Algumas pessoas apresentam efeitos colaterais, entre os quais pode haver dificuldade para dormir (ou sono "leve") e sudorese. Estes efeitos tendem a melhorar com o tempo de uso e mesmo a desaparecer. Frequentemente compensa aguentar os efeitos por algum tempo (frequentemente, semanas) e não mexer no remédio.
 
Mas, fale com seu(sua) psiquiatra pessoalmente para melhor orientar você. Não mexa em nada por conta própria.
-
Além da possibilidade de serem sintomas depressivos e, se for o caso, há necessidade de tratamento antidepressivo, é possível que seja uma reação às suas condições atuais de vida. O fato de sentir prazer nos seus filhos é positivo, que pode indicar que não esteja com depressão ou sua depressão não seja tão grave.
 
Assim, é muito importante passar por uma avaliação psiquiátrica para ver qual das duas possibilidades é mais provável (ou uma interação das duas - sintomas depressivos e reação às suas condições atuais de vida). Ele(a) poderá indicar um tratamento medicamentoso, associado ou não a uma psicoterapia. Dependendo do diagnóstico, talvez ele(a) indique que você necessite apenas de uma psicoterapia.
 
Mas, fundamental passar logo por uma avaliação.