Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Boa noite. Tenho uma filha de dezoito anos e ela tem comportamentos que às vezes me assustam, até parece aquelas pessoas com mentes diabólicas. Às vezes, ela parece uma criança de 5 anos, mas às vezes fala coisas que não dá pra acreditar.
  • A sua descrição dos comportamentos de sua filha não está suficientemente clara e completa para se ter ideia do que ocorre. Entretanto, com certeza você deve procurar um(a) psiquiatra para orientar você pessoalmente.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Bom dia! Meu pai pode tomar clonazepam fazendo uso de donepezila?
  • A donepezila é uma medicação indicada para a doença de Alzheimer e, por vezes, usada em outros distúrbios de memória, apesar de não ser suficientemente comprovada para estes casos.

     

    O clonazepam é uma medicação prescrita para ansiedade e, por vezes, para insônia. Atualmente se considera que medicações do grupo do clonazepam, os benzodiazepínicos (popularmente chamados de "tarja preta"):

     

    - não devem ser usados por mais que seis semanas;

     

    - não devem ser usados em idosos.

     

    Este tipo de remédio traz riscos de incoordenação motora e quedas e, sobretudo, problemas de memória indo, portanto, no caminho oposto à donepezila.

     

    Desta forma, apesar de não haver risco de intoxicação pela combinação das duas medicações, o clonazepam e a donepezila podem ter efeitos opostos e o clonazepam pode trazer riscos adicionais.

     

    Logicamente, "cada caso é um caso" e apenas presencialmente é possível avaliar se, especificamente no caso de seu pai, cabe esta conduta.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu filho tem 16 anos e usa maconha, tem até um "broner" tipo pito, para usar. Estou desconfiada q ele esteja usando outros tipos, tipo cocaína, pois ele está sempre com o nariz com coriza e obstruído. Por favor, não posso falar sobre isso com ele.
  • Apesar de muitas pessoas usarem somente um tipo de substância, é comum que usuários de uma substância acabem experimentando ou mesmo usando rotineiramente uma segunda substância.

     

    Não existe nenhuma orientação padronizada para lidar com este tipo de situação e, necessariamente, a solução terá de passar em algum momento por você - a não ser que seu filho procure ajuda espontaneamente.

     

    Se tiver um diálogo aberto, com seu filho (o que talvez não seja o caso, pois você comenta que não pode falar sobre isto com ele), o ideal seria você sugerir para ele consultar um especialista. Caso contrário, você deve consultar um especialista pessoalmente e, com base no histórico de seu filho, poderá lhe dar orientações sobre formas de motivar seu filho a procurar um profissional. Alguns familiares se dão bem frequentando grupos onde familiares de usuários de drogas trocam experiências, como o NARANON.

     

    Apesar de que muitas pessoas usam maconha e não ficam dependentes, a maconha pode trazer alterações de memória (e diminuir o desempenho escolar ou profissional), em alguns casos traz riscos de quadros psicóticos e, em médio a longo prazo, pode trazer problemas respiratórios.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Como curar micose de unhas?
  • Procure um dermatologista, pois apenas em consulta presencial costumam ser indicados tratamentos. Primeiramente, é necessário que o(a) profissional constate se realmente se trata de uma micose, pois lesões semelhantes podem ter outra origem. Mesmo que seja constatada uma micose, há muitos tratamentos possíveis, que podem ser indicados apenas após uma avaliação.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tenho depressão há muitos anos, mudo muito de humor, vontade só de dormir pra esquecer, gosto de ficar em casa e sozinha. SÍNDROME DO PANICO. O que fazer? Me ajude, já tomei alguns remédios mas não acertei com nenhum.
  • Primeiramente, é necessário que se esclareça seu diagnóstico, pois depressão com muitas oscilações de humor pode ser realmente uma depressão, como também algum transtorno do espectro bipolar, que teria tratamento diferente. Além disto, por vezes pacientes referem que têm depressão, mas não preenchem critérios suficientes para um diagnóstico. Traduzindo, nem sempre que uma pessoa tem um profundo desânimo ou tristeza a psiquiatria faz um diagnóstico de depressão. Este diagnóstico só é feito de acordo com a gravidade, número e duração dos sintomas.

     

    Vontade de dormir para esquecer é uma queixa que precisa ser explorada pois, além da possibilidade da depressão, pode haver questões psicológicas envolvidas.

     

    Em relação à síndrome do pânico, também, é frequente pessoas virem com este diagnóstico sem, na verdade, saberem do que se trata. O "transtorno de pânico" (o nome correto) só é diagnosticado se houver uma determinada quantidade, gravidade e frequência de sintomas.

     

    Se todos os diagnósticos que você menciona realmente estiverem corretos, é possível que tenha tomado as medicações corretas, porém em dose insuficiente ou por tempo insuficiente, o que é frequente, seja por causa de pacientes que "mexem" na medicação por conta própria, seja devido a profissionais que não têm experiência suficiente e têm medo de dar doses mais elevadas ou trocam a medicação sem ter dado tempo suficiente para ela agir.

     

    Finalmente, se os diagnósticos e os tratamentos tiverem sido corretos, algumas pessoas apresentam quadros mais resistentes e, nestes casos, há possibilidade de se usarem combinações medicamentosas menos corriqueiras - o que somente um(a) profissional experiente saberá fazer.

     

    Atualmente, em alguns casos, pedem-se testes farmacogenéticos para verificar possíveis causas da má resposta a tratamentos ou mesmo recomendar outros.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.