Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Bom dia. Meu cunhado deu 2 avc e está muito nervoso, agressivo, batendo nele mesmo. Os medicamentos do neurologista não estão resolvendo. O que fazer?
Dr. há exatamente um ano e dois meses tive a impressão de ter parado algo na minha garganta, já fui em 7 otorrinos diferentes todos dizem que não tenho nada na garganta. Cheguei até a tirar as amígdalas, mas nada tira essa sensação. Não tenho refluxo
  • Sintomas físicos muito proeminentes frequentemente têm causas físicas e não psicológicas. Assim, um caminho seria insistir na pesquisa de causas físicas. Porém, outras vezes, realmente estes sintomas podem ter origem psicológica/psiquiátrica, frequentemente (mas nem sempre) relacionadas a quadros ansiosos. Consulte um psiquiatra.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde. Estou com medo de ficar sozinho, sentido tontura. Não quero ficar sozinho e fico me tremendo quando fico em meio à multidão. O que é isso?
  • Este tipo de manifestação é comum em fobias, que são transtornos nos quais ocorre um medo irracional ou exagerado de algumas situações. Procure um psiquiatra para que possa fazer o diagnóstico correto e instituir o tratamento adequado: se for mesmo uma fobia, algumas medicações e, principalmente, terapia comportamental ou cognitivo-comportamental podem ser úteis.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tenho um neto com 8 anos, minha nora levou ao psiquiatra porque ele briga com os colegas na escola. Acho que não é o caso de medicar. Preciso de orientação. Obrigada.
  • Muitas vezes não é necessário medicar problemas comportamentais em crianças, mas isto somente um(a) profissional pode saber, não há como "achar". Converse com o psiquiatra do seu neto e tire suas dúvidas com ele, pedindo explicações sobre o remédio que ele prescreveu, caso o tenha feito. Por aqui, não há como dar orientações, sem conhecer pessoalmente o caso de seu neto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Por favor, qual profissional especializado, psiquiatria, para tratar a Síndrome de Borderline, em meu filho? Agradecida.
  • Em princípio, todo psiquiatra deve saber diagnosticar transtorno de personalidade borderline (TPB). O TPB não tem tratamento específico e se tratam sintomas que possam ocorrer de modo concomitante, como ocorre em qualquer caso: depressões, transtornos ansiosos, uso de substâncias. O grosso do tratamento do TPB é a psicoterapia - ensinar a pessoa a conhecer-se, a entender seus comportamentos e, com base nisto, conseguir adaptar-se melhor ao mundo que, para as pessoas com TPB parece ainda mais difícil do que é, na realidade e muito frustrante. Para isto, há necessidade de psicoterapeutas (psicólogos ou psiquiatras) com experiência na psicoterapia de TPB. Por outro lado, muitos casos de transtorno bipolar (TAB) são erroneamente diagnosticados como TPB e, assim, o psiquiatra que for diagnosticar tem de ter experiência no diagnóstico de TAB, para não confundir a instabilidade presente em um com aquela presente no outro diagnóstico.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.