Doutor Responde
Login

Psiquiatria - Perguntas respondidas

Faço tratamento médico sobre depressão e ansiedade, o médico que me acompanha é clínico geral, tem me ajudado bastante, porém preciso muito que ele me ajude mais. Não consigo uma estabilidade, tem acontecido de algumas vezes dormir mal.
  • A insônia realmente é um fator de risco para descompensação de ansiedade ou depressão. Procure se manter com um bom padrão de sono, faça uma boa higiene do sono. Higiene do sono é isso:
    1-Durma e acorde todo dia no mesmo horário.
    2-Tome um chá de camomila ou erva cidreira ou Melissa para relaxar à noite.
    3-Evite energéticos, café e outras substâncias estimulantes à noite.
    4-Não beba qualquer bebida alcoólica à noite.
    5-Não leve preocupação para a cama.
    6-Ter uma cama e um travesseiro bem confortável, um quarto aconchegante e escuro.
    7-Evite tomar alguns remédios que podem atrapalhar o sono à noite como corticoides e antigripais.
    8-Não faça exercícios à noite, de preferência pela manhã.
    9-Faça atividades relaxantes à noite como ler um livro ou fazer crochê.
    10-Não tome café ou fume à noite.
    11-Procure deixar o quarto sempre escuro e a cama bem confortável.
    12-Diminua a luz dos ambientes de casa à noite.
    13-Reze ou faça atividades de meditação ou mindfulness na cama antes de dormir.
    14-Relaxe e desacelere à noite.
    15-Não use eletrônicos à noite.
    16-Durma 8h por noite diariamente. Se for adolescente durma 10-12h por noite.
    17-Coma 3h antes de dormir.
    18-Evite tomar muitos líquidos antes da hora de dormir.

    7
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Infelizmente, não conheço seu caso nem seu médico, de modo que não saberia fazer com que ele ajude você mais do que está fazendo. Talvez, fazendo uma avaliação com psiquiatra, possa ter ajuda adicional. Não é errado clínicos gerais tratarem depressão e ansiedade - na verdade, trata-se de transtornos tão frequentes que os psiquiatras nem dariam conta de tratar todos. Mas, certamente, um especialista pode perceber detalhes que um clínico não percebeu e conhece esquemas de tratamento que os clínicos, em geral, não conhecem.

    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procure um psicanalista.

    0
    Solicitar agenda
MEU FILHO FAZ TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO, TOMA VÁRIOS REMÉDIOS HÁ 1 ANO, MAS ULTIMAMENTE TEM TIDO RECAÍDA, PODE SER O EFEITO DO REMÉDIO QUE NÃO ESTÁ FAZENDO MAIS EFEITO COMO O ESPERADO?
  • O tratamento das depressões geralmente é bem eficiente, conseguindo-se pelo menos uma grande melhora, na maioria dos casos.

    Pode ocorrer, no caso de alguns antidepressivos que, com o tempo, seu efeito diminua. Nestes casos, frequentemente é suficiente apenas um aumento da dose (sempre sob orientação médica).

    Em alguns casos, pode ser que o antidepressivo que tomava não seja suficiente para controlar o problema suficientemente bem, de modo que ele teve uma piora que teria tido independente da medicação ter "perdido o efeito". Costumo comentar com as pessoas que é como se a depressão fosse uma sucessão de depressões ou buracos, num terreno. Quando você os enche com água, alguns ficarão totalmente cheios e outros, mais profundos, vão ficar apenas parcialmente cheios. Os buracos mais rasos são aqueles que uma certa dose de antidepressivo conseguiu preencher; os mais fundos, não preencheu, totalmente. Assim, quando ao longo do processo a depressão chega nestes buracos mais fundos, há necessidade de se potencializar o tratamento.

    Por vezes, o psiquiatra opta por trocar a medicação ou acrescentar uma nova medicação àquela que o paciente já vinha tomando.

    Fundamental você conversar com o psiquiatra.

    12
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim. Com o tempo o fenômeno da tolerância é esperado e as doses devem ser modificadas ou a medicação trocada.

    0
     Vitor Giacomini Flosi
    Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
    Solicitar agenda
Estou com problemas de ansiedade, estou usando alprazolam 1 mg que um clínico geral me passou, estava melhor, mas agora estou sentindo minha garganta seca, com isso os sintomas da ansiedade voltam, porque sinto medo, pareço não respirar direito.
  • Olá!
    O alprazolam apenas alivia os sintomas de ansiedade temporariamente, mas não trata a causa dos sintomas.
    Para isso, é necessário o tratamento com medicações próprias para esse fim, como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (fluoxetina, sertralina, paroxetina etc.), ou outros medicamentos que seu psiquiatra julgue serem mais adequados para o seu caso.

    2
    Drª. Karina Marui Biondo
    Drª. Karina Marui Biondo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Bom dia. Seria melhor você passar com um psiquiatra para avaliar um quadro de ansiedade e, caso seja realizado este diagnóstico, iniciar medicação mais adequada para realmente tratar seus sintomas e você não ter retorno dos mesmos.

    2
    Drª. Erica Hatsumi Kakazu
    Drª. Erica Hatsumi Kakazu
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Você precisa procurar um especialista PSIQUIATRA para realizar um tratamento sério e responsável, pois o alprazolam é um paliativo e tem efeito curto, assim a ansiedade estará sempre presente. O ideal é marcar uma consulta com o PSIQUIATRA.

    1
EM que consiste a psicoterapia? Qual profissional pode aplicá-la, psiquiatra ou psicólogo?
  • A psicoterapia consiste no tratamento dos conflitos emocionais e doenças psiquiátricas através do processo de análise do dia a dia do indivíduo, seu passado, seu funcionamento global e sua interação no meio que ocupa. Existem diversos tipos de psicoterapia, os quais podem acontecer individualmente ou em grupo. As mais comuns são a Terapia Cognitivo Comportamental e a de orientação Psicanalítica. Essa reflexão sobre si mesmo é fundamental para a melhora do paciente, estando ele usando ou não medicamentos. Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem estar habilitados para exercer a psicoterapia desde que após sua formação geral tenham continuado seus estudos em uma área específica dentre as diferentes abordagens!

    10
    Dr. Klyll Morais Carneiro
    Dr. Klyll Morais Carneiro
    Psiquiatria
    Marília / SP
    Solicitar agenda
  • Psicoterapia consiste em um método de conversar com um terapeuta para melhor entendimento de sentimentos, angústias, parte emocional como um todo. O profissional a aplicá-la pode ser psiquiatra ou psicólogo ou profissional de nível superior com experiência em psicoterapia e formação especializada.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • A psicoterapia é uma técnica para tratamento de muitos transtornos psiquiátricos. Consiste geralmente de encontros semanais do terapeuta com o paciente, em que se traz à tona aspectos da vida do paciente que podem melhorar. Pode ser aplicada tanto pelo médico psiquiatra como pelo psicólogo.

    0
    Dr. Bruno Lima
    Dr. Bruno Lima
    Psiquiatria
    Vitória / ES
    Solicitar agenda
Quando estou passando por momento de ansiedade, o que devo fazer?
  • Existem várias maneiras de reduzir a ansiedade e várias delas nós sabemos ou ouvimos, mas nunca fizemos. São elas: cortar o café definitivamente, praticar exercícios físicos, fazer sessões de respirações profundas (20 no mínimo), realizar atividades de lazer, não levar trabalho pra casa, dedicar um tempo para organizar as tarefas do dia a dia, participar de alguma religião e evitar conflitos.

    5
  • Os quadros ansiosos devem ser avaliados por um psiquiatra, não tem como indicar uma conduta sem avaliação individual.

    1
    • Dr. Marcelo Marui Biondo
    • Dr. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
    2
    Drª. Lara Giovanka Menezes
    Drª. Lara Giovanka Menezes
    Psiquiatria
    Vitória / ES
    Solicitar agenda
  • Sugiro que seja avaliado com urgência por médico psiquiatra para averiguação de necessidade de introdução medicamentosa. Já temos tecnologia suficiente para dosagem de neurotransmissores e teste genético para saber qual a medicação mais apropriada para a pessoa, como o Neurofarmagen. Trata-se de um teste genético realizado através da saliva. O teste analisa 128 genes relacionados com o comportamento de 44 medicamentos utilizados na psiquiatria e alguns também na neurologia. Sabemos que 20% a 30% dos pacientes não respondem de forma satisfatória aos medicamentos, tanto por falta de eficácia como por efeitos colaterais graves e intoleráveis. O teste permite uma classificação dos 44 medicamentos em 4 categorias. Isto permite ao médico a escolha melhor, com maior chance de bom resultado.

    0
     Vitor Giacomini Flosi
    Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.