Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1069 Respostas
54 Especialistas concordam
1899 Agradecimentos
Olá, eu fico muito agitada durante o dia, não consigo relaxar, nem dormir direito. Muito ansiosa com as coisas e desanimada.
  • Este tipo de sintomas pode ter muitas origens. Pode ser uma reação normal a uma fase difícil pela qual esteja passando, assim como sintomas de depressão ou transtornos ansiosos. Aliás, depressão e ansiedade frequentemente andam juntas. Algumas doenças clínicas também podem levar ao aparecimento de sintomas depressivos como, por exemplo, o hipotireoidismo.

     

    Você deve procurar um psiquiatra, pessoalmente, para fazer seu diagnóstico.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Olá ,minha mãe tem 73 anos, está em estado crítico de depressão já em tratamento, mas preciso saber se existe psiquiatra especialista em idoso.
  • De modo geral, o tratamento de depressão em idosos é o mesmo que se usa em pessoas adultas, apenas tomando alguns cuidados a mais com doses de remédio, velocidade de aumento das doses e tipos de remédio usados.

     

    Mas, existem alguns psiquiatras com mais prática em idosos. Você precisaria se informar nos postos de saúde, com as assistentes sociais dos postos, em seu convênio médico ou procurar neste site, mesmo, se há especialistas, em sua região, que trabalhem mais com idosos. Você pode entrar em contato com eles por e-mail ou telefone e se informar melhor.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde! Estou com um problema com as drogas, não aguento mais essa situação, mas tenho receio em marcar uma consulta, não consigo contar para ninguém pq tenho vergonha e não quero decepcionar meus familiares.
  • Problemas com drogas (álcool, cigarros, maconha, cocaína, crack, "ácido", "doce", "cola") e outros são frequentes, na população. Há muitas formas de lidar com o problema, caso não consiga parar sozinho. Em vários postos de saúde, há equipes especializadas no tratamento de álcool, cigarro e outras drogas. E se o posto de saúde próximo à sua casa não tiver, eles (principalmente a assistente social do posto) saberão encaminhar você para outro local, que tenha. Hospitais-escola (ligados a faculdades de Medicina) também costumam ter ambulatórios especializados em drogas e vale a pena você fazer uma triagem nestes locais, que geralmente possuem bons profissionais. Se você tem um convênio, procure um psiquiatra e pergunte se tem experiência em tratar pessoas com problemas com drogas. Associações como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos também podem ser úteis, para algumas pessoas.

    Você não precisa ter vergonha do problema, porque há muitas pessoas como você. E, sobretudo, em locais como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, todos vão ter algum problema semelhante. Profissionais como psiquiatras e psicólogos também deverão ser compreensivos com seu problema, se você os procurar. E, se algum profissional de saúde não se mostrar compreensivo e for agressivo (o que hoje em dia é raro), procure até encontrar alguém com quem você empatize.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde. Na noite de segunda pra terça acordei com muita dor no peito. Fui ao cardiologista e está tudo bem. De lá para cá, tenho a sensação de que posso morrer, parece que a cabeça está enorme, um zumbido no ouvido. Se pudesse não veria ninguém.
  • Este tipo de sintomas pode ser devido a muitas doenças diferentes, de modo que você deve passar novamente num médico. Se for um bom psiquiatra, também saberá diagnosticar se seu problema é algo desta especialidade e, se não for, encaminhará você para uma outra especialidade.

    Na área da Psiquiatria, os transtornos que mais frequentemente (mas, não exclusivamente) dão este tipo de sintomas são os ansiosos e o transtorno de pânico. Ataques de pânico são crises súbitas (do início até o ponto máximo demoram poucos minutos) com medo, ansiedade ou angústia intensos, associados a sintomas como falta de ar, dor no peito ou palpitações, vontade de urinar ou defecar, tremores, tonturas, sensação de estar andando sobre nuvens, sensações desagradáveis na barriga ou na altura do estômago, vista turva, sensação de estar num filme e fora da realidade etc.

    Não há como diagnosticar você ou orientar à distância e, apesar da alta probabilidade de se tratar de um quadro ansioso ou crises de pânico, à distância não é possível descartar outras causas. Você deve passar, novamente, em médico clínico ou psiquiatra.

    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tenho problemas com a minha audição. Escuto até demais. Nestes últimos anos fiz tratamento, mas não obtive resultados. Hoje escuto como se fosse um rádio, hora fora de estação. Quando entendo as conversas sobre mim e pessoas que não conheço.
  • Se você tem uma audição exagerada (hiperacusia) de sons comprovadamente presentes no ambiente (ou seja, outras pessoas presentes também ouvem os sons), deve insistir no tratamento com otorrino ou otoneurologista. Ruídos não inteligíveis constantes também podem ser devidos a um quadro de "tinnitus" também tratados por otorrinos e otoneurologistas.

     

    Se você ouve sons ou falas que outras pessoas presentes (e com audição normal) no ambiente não ouvem, pode estar tendo alucinações. Tirar conclusões de que pessoas no ambiente estão conversando sobre você secretamente pode, por vezes, ser sintoma do que se chama de delírio.

     

    Você deve consultar um bom psiquiatra, de boa formação. Sendo médico, saberá diferenciar transtornos psíquicos daqueles que têm origem no aparelho auditivo.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.