Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

1271 Respostas
54 Especialistas concordam
1901 Agradecimentos
Eu não estou mais desempenhando meu trabalho como antes, estou com insônia, sinto uma tristeza sem motivo. O que está acontecendo comigo?
  • Insônia e tristeza podem ocorrer numa série de contextos, desde situações normais, em que a pessoa está enfrentando problemas em sua vida, até quadros de depressão.

    Frequentemente (mas nem sempre), na depressão a pessoa não identifica motivos para se sentir triste e, apesar disto, sente uma tristeza ou um desânimo prolongados, profundos, a maior parte do tempo. Associado a este humor, costuma apresentar insônia ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, diminuição do desejo sexual, dificuldades de concentração, predominância de ideias tristes (pessimismo excessivo, ideias de culpa ou fracasso ou, simplesmente, uma grande quantidade de lembranças tristes de sua vida); pode ocorrer lentidão dos pensamentos e mesmo dos movimentos; frequentemente, a pessoa perde o prazer em fazer atividades de que antes gostava. Em casos mais graves, chega a pensar que seria melhor morrer ou mesmo matar-se.

    É importante que procure um(a) psiquiatra para poder avaliar se seu caso é de uma simples tristeza ou de uma depressão, que requer tratamento.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Há um ano estou sentindo desânimo, coisas bobas me irritam frequentemente, não sinto mais vontade de fazer coisas que me agradavam. Em alguns momentos choro, sinto uma grande tristeza, mas não é sempre. Não sinto mais a alegria de viver que sentia.
  • Possivelmente, você está com depressão.
    A depressão é um transtorno psiquiátrico que, em grau maior ou menor, cursa com tristeza ou desânimo profundos a maior parte do tempo, pessimismo excessivo, frequentes ideias tristes (ideias de culpa ou fracasso ou, simplesmente, muitas lembranças tristes); perda da alegria de viver e do prazer nas atividades de que a pessoa costumava gostar; pode ocorrer choro frequente. Insônia ou excesso de sono, falta ou excesso de apetite, diminuição do desejo sexual podem ocorrer.
    A irritabilidade excessiva também é um sintoma frequentemente relatado.
    A depressão requer que seja feito um tratamento com antidepressivos, na maioria dos casos, e você deve procurar um psiquiatra para fazer uma avaliação. A demora em iniciar um tratamento pode levar à piora do quadro e a riscos de saúde.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Sinto muito peso sobre os olhos, muito sono e fraqueza. Tento dormir, mas o cérebro não para de funcionar. Acordo várias vezes à noite. Ao acordar, estou cansada, sentindo os olhos pesados, sono e tristeza.
  • Problemas de sono envolvendo insônia, múltiplos despertares, tristeza e sonolência durante o dia podem ter várias origens, desde doenças clínicas a alterações psiquiátricas, como depressão e ansiedade.
    Todas as possíveis causas requerem uma avaliação médica, para que possa ser feito um diagnóstico e um tratamento adequados. Assim, é imprescindível que procure um(a) psiquiatra e se consulte.

    3
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Bom dia. Gostaria de saber se existe algum psiquiatra especialista em TAG?
  • O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) caracteriza-se por um período de vários meses (em geral, por volta de 6 meses são necessários para se ter certeza do diagnóstico) em que a pessoa passa exageradamente preocupada, com sensação subjetiva de ansiedade ou angústia, associado a sintomas como insônia, tremores, palpitações, tensão muscular, tonturas, vista turva, eventuais episódios de distúrbio gastrintestinal como diarreia, sudorese excessiva, sensação de falta de ar. Estes distúrbios não precisam aparecer todos ao mesmo tempo, porém se requer que pelo menos vários deles estejam presentes a maior parte do tempo e interfiram nas atividades ou na qualidade de vida da pessoa.

     

    O TAG pode ser tratado com medicações (em primeiro plano, os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, mas também outros antidepressivos, a buspirona e drogas alternativas como a gabapentina - um antiepilético - e a hidroxizina - um antialérgico).

     

    Além disto, frequentemente convém associar uma psicoterapia.

     

    Em princípio, todo psiquiatra competente deve saber tratar o TAG, que é um transtorno bastante frequente.

     

    Por vezes, o TAG se associa a outros transtornos de ansiedade, como pânico e fobias. Às vezes, sintomas de TAG podem preceder um quadro de depressão.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu irmão de 14 anos, quase não dorme à noite. Durante o dia, fica o tempo todo acordado e conversando sem parar, por mais que ele tente permanecer alguns minutos em silêncio o mesmo não consegue. Minha mãe e eu estamos muito preocupadas.
  • Pessoas muito aceleradas podem estar ou ser assim devido a vários tipos de problemas diferentes e qualquer diagnóstico SOMENTE pode ser feito avaliando a pessoa numa ou mais consultas. Por vezes, inclusive, é necessário entrevistar a família.
    Entre algumas possíveis causas estão:

    a) ansiedade - pessoas ansiosas frequentemente se atropelam ao falar e sentem necessidade de expor suas ideias e desejos de modo rápido, assim como são impacientes em obter resultados;

    b) transtorno de hiperatividade/déficit de atenção - um problema que ocorre numa frequência de cerca de 5 a 10% das crianças e envolve dificuldades de prestar atenção em atividades que não sejam especialmente estimulantes, inquietação, modo de se expressar superficial e sem detalhes (muitas vezes, a pessoa inicia uma fala e "pula" para o final do raciocínio, como se esperasse que o outro vai adivinhar o que vem no meio), hábito de interromper os outros, excesso de fala; além disto, a criança tende a iniciar uma atividade e passar para outra, antes de terminá-la e a ser distraída, frequentemente perdendo objetos ou se esquecendo de realizar tarefas;

    c) fase maníaca do transtorno bipolar - apesar de mais rara, em crianças, caracteriza-se por euforia e/ou aceleração, eventualmente irritabilidade; tendência a falar demais; diminuição da necessidade de sono; dificuldades de manter a atenção; tendência a interromper atividades e a passar rapidamente de uma atividade para a outra.

    É absolutamente necessário consultar um psiquiatra para estabelecer o diagnóstico.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.