Doutor Responde
Login

Psicoterapia - Perguntas respondidas

Meu filho vem passando por um período emocional e nos preocupa, o problema maior é com a namorada, o que fazer? Ele tem 23 anos, é estudante.
  • Como sempre, nesses casos, é bom fazer uma avaliação psiquiátrica para ver se ele tem outros problemas ou só se trata de dificuldades com a namorada.

     

    Se forem apenas dificuldades de relacionamento que ele tem, pode tratar-se com um psicoterapeuta, seja psiquiatra ou psicólogo.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
ESTOU PERDIDA EM RELAÇÃO AO QUE EU DEVO FAZER PARA AJUDAR MEU FILHO QUE SE ISOLOU DO MUNDO EXTERNO, FICA ANDANDO DENTRO DE CASA EM SENTIDO HORIZONTAL. EU NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR TRATAMENTO, ELE SE RECUSA A IR NO CAPS, ELE CONFIRMA QUE DEUS IRA CURÁ-L
  • Nesses casos em que o paciente se recusa a receber ajuda, mesmo estando visivelmente necessitando de uma avaliação, caracteriza-se uma situação em que a família tem de tomar alguma providência. Caso a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa não tenha condições de realizar uma visita domiciliar para avaliar a situação de seu filho, aconselho que procure o plantão da Defensoria Pública para emitir um Mandado Judicial de busca do paciente pela Brigada Militar (fone 190) com o auxílio do SAMU (fone 192) para leva-lo a um serviço de emergência psiquiátrica para ser avaliado por um profissional especialista (psiquiatra) e verificar se há riscos e se há indicação de internação psiquiátrica ou se o caso pode ser manejado por via ambulatorial.

    1
    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS
    Solicitar agenda
  • Seu filho, com certeza, precisa de uma avaliação psiquiátrica. Se ele não quer comparecer ao CAPS, sugiro que você converse com o serviço social do CAPS ou do posto de saúde e veja se há possibilidades de ele receber uma visita domiciliar. Em situações de emergência, as ambulâncias do SAMU (telefone 192) também podem ser acionadas e ele poderá ser levado a um pronto socorro onde haja um psiquiatra de plantão. Possivelmente, o serviço social do posto de saúde sabe informar qual o pronto socorro mais próximo de sua casa e que tenha psiquiatras de plantão.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu filho vai na ponta do corredor e volta constantemente, o mundo externo para ele não existe. Quando tenho visita ele se tranca no quarto, só sai na rua para ir na igreja três vezes na semana. Ele não usa drogas, nem bebidas alcoólicas, etc...
  • Comportamentos repetitivos e sem sentido, do ponto de vista de quem os observa podem ocorrer em diversos transtornos psiquiátricos, tais como, só por exemplo, as esquizofrenias e outras psicoses, autismo, transtorno obsessivo-compulsivo.

     

    É importante que você leve seu filho ao psiquiatra para ele avaliá-lo e ver que tipo de alteração ele possui, para que possa ser tratado corretamente.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
O que é psicoterapia e qual profissional está apto a fazer?
  • Psicoterapia é um conjunto de técnicas que, através da comunicação com um cliente, procuram fazê-lo entender melhor seu próprio funcionamento e, assim, melhorar sua qualidade de vida.

    Existem várias linhas de psicoterapia, baseados em diferentes modelos e teorias.

    Os principais profissionais que costumam ser habilitados para fazer psicoterapia são os psicólogos, que fazem Faculdade de Psicologia e geralmente têm formação para exercer atividades de psicoterapia e os psiquiatras, que são formados em Medicina, especializam-se em doenças mentais e, muitas vezes (porém nem sempre) tem uma formação adicional em técnicas de psicoterapia.

    16
    •  Alex Fabrício de Oliveira
    •  Mariene L. Ferreira Naegeli
    2
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
O que é psicoterapia?
  • Psicoterapias são métodos de tratamentos para problemas emocionais, visando remover ou modificar sintomas existentes e corrigir padrões disfuncionais de relações interpessoais. Na maioria das vezes o terapeuta vale-se da palavra e estabelece um diálogo com a finalidade de corrigir comportamentos e/ou sentimentos anômalos, mas pode se valer também de expressão corporal, representações teatrais, etc. Contudo, o verdadeiro diálogo terapêutico não deve ser um simples bate-papo, ainda que reconfortante, mas obedecer a princípios técnicos que envolvem uma técnica rigorosa.

    23
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
  • Psicoterapia é uma forma de tratamento baseada na fala entre um orientador do tratamento (o psicoterapeuta) e o paciente. Este é o motivo porque o nome originalmente dado era "talking cure"(cura pela fala). Existem vários tipos de psicoterapia quanto ao número de pacientes tratados de cada vez (em grupo, individual) e também quanto à abordagem utilizada (as comportamentais e as baseadas na Psicanálise ou psicodinâmicas). Cada paciente tem uma indicação diferente.

    1
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Psicoterapias são conjuntos de técnicas que envolvem uma modificação dos comportamentos dos clientes através da comunicação com o terapeuta.

    Assim, a psicoterapia não envolve o uso de medicações ou outras intervenções químicas ou físicas que ajam diretamente sobre o organismo.

    De certa forma, pode-se dizer que, enquanto as medicações atuam diretamente no "hardware", as psicoterapias modificam o "software". Para quem não entende um pouco de computação, isto equivale a dizer que, enquanto as medicações agem de dentro para fora, as psicoterapias agem de fora para dentro, através do(a) terapeuta.

    A utilidade das psicoterapias (e da terapia comportamental) é grande em situações como resolver problemas interpessoais e de atitudes perante a vida, assim como no tratamento de fobias, alguns quadros de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), e tiques. Ela pode ser útil no tratamento de quadros de depressão, principalmente como coadjuvante do tratamento com remédios e para controlar problemas de uso de drogas, incluindo álcool e cigarro. Sua utilidade é, entretanto, pequena no tratamento de quadros como esquizofrenias ou o transtorno bipolar.

    Existem centenas de tipos de psicoterapias. No caso de problemas interpessoais e de posturas perante a vida, a utilidade das psicoterapias é equivalente e depende muito da habilidade e da experiência do(a) terapeuta. Entretanto, para alguns problemas como fobias, pânico e TOC, apenas alguns tipos de terapia têm utilidade cientificamente comprovada (por exemplo, a terapia comportamental, a terapia comportamental-cognitiva e a "acceptance and commitment therapy" ou ACT).

    Procedimentos como "terapia de vidas passadas", florais de Bach, cromoterapia e terapia com cristais NÃO são psicoterapias e NÃO têm nenhuma comprovação científica.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.