Ivan Mario Braun
1069 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1899 | Agradecimentos |
-
Algumas pessoas, ao adormecer, apresentam espasmos musculares que, por vezes, podem dar a sensação de choque. Este tipo de problema é diagnosticado e tratado por especialistas em sono.
-
Algumas pessoas podem ter um nível muito elevado de aversão e ansiedade ao serem expostas a ferimentos ou mesmo ouvirem falar deles. Em alguns casos, pode haver uma reação em que a pessoa se sente tonta e perde o equilíbrio. Este tipo de fobia de ferimentos pode ser tratado por psiquiatras e psicólogos com experiência no tratamento de fobias. A terapia comportamental e a terapia comportamental-cognitiva costumam ser muito eficazes para combater este tipo de problema.
-
É comum, em pessoas que usam drogas (a nicotina é uma droga, do ponto de vista médico) ficarem neste processo que chamamos de "ambivalência": há momentos em que a pessoa fica com medo dos malefícios e, noutros, ela não pensa nisto, prefere pensar no que o cigarro tem de bom ou mesmo fica dizendo para si mesma - "mais para a frente eu paro, por enquanto não".
Existe um conjunto de técnicas usado para tentar melhorar a motivação da pessoa - ele tem o nome de "entrevista motivacional".
Exemplos de exercícios de técnicas motivacionais:
Anote de um lado de uma folha de papel todos os pontos positivos de você fumar (como, por exemplo, enfrentar o tédio, ficar mais acordado, etc.) e, do outro lado da folha, anote todos os aspectos negativos (risco de saúde, mau hálito, envelhecimento da pele, etc). Em seguida, leia tudo e decida o que pesa mais para você - os pontos positivos ou os negativos?
Pare e pense: fumar interfere nos objetivos que você tem para sua vida? Por quê?
Fumar interfere nas suas relações familiares e pessoais?
Ao longo de algumas sessões com técnicas motivacionais, frequentemente as pessoas se tornam mais interessadas em parar e oscilam menos entre o "querer" e o "não querer".
-
Seria importante que você explicasse melhor sua pergunta:
 
O que é sentir "gastura"? É dor, é formigamento, o que é?
 
Nervos não enrijecem: o que pode enrijecer são músculos ou articulações ("juntas").
 
Talvez você pudesse pedir para a sua filha descrever melhor ou mesmo o neurologista fazer um resumo do que ela apresenta e você incluiria na sua pergunta.
-
Sensação de tristeza, desânimo, falta de prazer nas coisas que faz, mesmo naquelas das quais normalmente gosta. Insônia ou excesso de sono, falta de apetite ou apetite exagerado, dificuldades de concentração, ideias tristes ou negativas a seu próprio respeito e a respeito do mundo (vai do pessimismo exagerado a ideias de culpa ou pensamentos de que não há saídas para os problemas nem "luz no fim do túnel", por vezes, a pessoa sente que não vale a pena viver ou mesmo pensa em matar-se), diminuição do desejo sexual, dificuldade de fazer as tarefas de seu dia-a-dia (às vezes a pessoa faz tudo com perfeição, mas se sente mal e às custas de um tremendo esforço).
Nem todos os sintomas precisam estar presentes ao mesmo tempo e somente um psiquiatra pode decidir se se trata, realmente, de um caso de depressão e o tratamento que deve ser feito.