Doutor Responde
Login

Psiquiatria - Perguntas respondidas

Boa tarde, tenho uma filha com 25 anos, ela vive irritada, não fala com ninguém direito, é um stress só. Tem uma paranoia de não engordar, quase não come, sei q não é normal isso. Ela agora mora fora do país e vem de vez em qdo. Está cada vez pior.
  • Este tipo de comportamento pode ter muitas origens. Se isto ocorre só no contato com você, o problema pode estar na relação e vocês deveriam procurar fazer juntas uma psicoterapia.

    Irritabilidade excessiva pode ser característica da personalidade de uma pessoa ou pode indicar que está passando por problemas e frustrações. Neste caso, uma psicoterapia pode ajudar.

    A irritabilidade excessiva também pode ter origem em transtornos psiquiátricos: transtornos de personalidade como paranoide, obsessivo, borderline, podem apresentar graus maiores de irritabilidade. Depressão e mania do transtorno bipolar, assim como transtornos ansiosos podem também cursar com irritabilidade demasiada.

    Em relação ao que você chama de "paranoia" de não engordar, também a origem pode ser múltipla. Questões culturais como a procura por magreza, no mundo ocidental atual, podem levar a uma preocupação excessiva com o consumo de calorias. Algumas profissões, como a de bailarina ou modelo, propiciam ainda mais estes comportamentos. Por outro lado, transtornos psiquiátricos como a anorexia nervosa podem levar a este tipo de atitude.

    Deveria consultar presencialmente um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Boa tarde, estou com minha mãe doente e gostaria de saber se a depressão faz com que a pessoa crie situações que não existiram, se há esquecimento, falta de apetite, desânimo e atitude pessimista. Atenciosamente.
  • Olá, tudo bem? Sim, tudo o que você falou são sintomas depressivos, a criação de situações muitas vezes são tentativas de fugas da dor interior que a depressão causa na pessoa. Ela precisa o quanto antes visitar um psiquiatra para estabelecer quais as reais razões que a levaram a esse quadro. Tentar resolver em casa com conversas pode funcionar, porém se não resolveu até agora sugiro procurar um psicólogo ou Psiquiatra para evitar que a situação piore.

    0
  • Certamente, esquecimento (por dificuldades de concentração), falta de apetite, desânimo e pessimismo são bastante característicos de depressão. Quanto a criar situações que não existiram, não fica totalmente claro o que você quer dizer com isto.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Acredito que tive meu primeiro ataque de pânico dias atrás e agora não consigo parar de pensar se vou ter de novo, fico ansiosa o dia inteiro, sentido falta de ar, qualquer coisa no meu corpo me dá um desespero. É possível controlar isso?
  • Sim, você teve um ataque de pânico, essas situações são realmente terríveis, às vezes a sensação é que vai morrer ou ter alguma coisa muito séria. Minha sugestão nessas situações é a seguinte: faça 20 respirações profundas com os olhos fechados nas crises ou tente com os olhos fechados identificar 5 barulhos do ambiente, isso ajuda a canalizar a crise. Aconselho você procurar um psiquiatra o quanto antes, pois você está com sintomas ansiosos que estão prejudicando sua rotina e vida social. Fica com Deus e saúde na cabeça.

    8
  • Sim! Tanto as crises de pânico quanto a ansiedade são fundamentalmente tratados com remédios antidepressivos e ansiolíticos, além de psicoterapia cognitiva comportamental, meditação, ioga, atividade física regular, evitar consumo de café e outros estimulantes (pó de guaraná, energéticos etc), dieta saudável, etc.

    1
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Estou estressado e sem sono, o dia inteiro chorando. Preciso tomar qual medicamento?
  • Você precisa passar em consulta médica com psiquiatra para melhor avaliação deste quadro depressivo. O remédio mais provável seria um remédio antidepressivo, mas somente após consulta detalhada e exame físico e exame psíquico podemos dizer qual o melhor remédio para o seu caso. Abraço e melhoras!

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Boa noite! Meu filho tem 26 anos, há mais ou menos um ano e meio está reclamando de cabeça pesada, sempre com tonturas falta de concentração... passou por uma Cardio e está tudo normal... será que é sintoma de depressão???
  • Pode ser ansiedade, depressão ou ambos. Leve o mesmo para consulta com psiquiatra o quanto antes. Abraço e boa sorte.

    3
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Deve-se estar atento, também, para a possibilidade de não se tratar de problema psiquiátrico. Os sintomas que você cita são muito poucos para se pensar num diagnóstico preciso. De qualquer forma, não se consegue nunca ter certeza, por internet, de um diagnóstico. Mas, geralmente, hoje em dia, os psiquiatras levam em conta as possibilidades de quadros de origem neurológica ou clínica, quando julgam necessário.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.